07 Jul
07Jul

INTRODUÇÃO

Como já trouxe no texto anterior aqui no blog (Indicadores do CNIS), os indicadores são formas de alertar o servidor do INSS para uma análise e evitar problemas futuros. 

Falar sobre a presença de algum indicador no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do INSS é algo que traz pavor para algumas pessoas, justamente por não saberem o que ele é,  e como resolver. 

Vamos desmistificar o que é esse indicador da forma mais simples, e dizer qual é a sua importância para o segurado. 


O QUE É O INDICADOR "RECOLHIMENTO PARA FINS DA LC 123" NO CNIS?

O indicador "IREC-LC 123" identifica no CNIS que as contribuições  foram efetuadas com base no Plano Simplificado. 

Essa forma de pagamento se deu através da publicação da Lei Complementar 123/2006, tendo efeitos a partir de 04/2007 (nos termos do Decreto nº 6.042/2007). 

Esse indicador tem o mesmo significado que outro indicador, o “ILEI123”, ou seja, ambos indicam que os recolhimentos, as contribuições foram feitas na forma da Lei Complementar 123/2006. 


A IMPORTÂNCIA DO INDICADOR PARA O SEGURADO

Esse indicador é de extrema importância para o segurado que quer se aposentar por tempo de contribuição. 

Caso o segurado decida se aposentar por tempo de contribuição, essas contribuições que têm esse indicador não poderão ser utilizados. 

Tudo porque é um indicador aplicado ao Contribuinte Individual, aquele que trabalha por conta própria, o autônomo, e que não seja um prestador de serviço para empresa (paga sob a alíquota de 11% ou como MEI 5%). 

Também acontece o mesmo com o segurado Facultativo, que contribui com alíquota 5% (baixa-renda) ou sob 11%. 

Esse tipo de contribuição garante todos os benefícios previdenciários EXCETO, o de aposentadoria por tempo de contribuição, justamente por conta do percentual pago. 

Então, caso o segurado possua interesse em aproveitar os períodos pagos com esse indicador, ele deverá complementar para 20%, ou seja, pagar mais 15% ou 9%. 


COMO MANTER O INDICADOR ATUALIZADO

Para manter o indicador "IREC-LC 123" ajustado no CNIS, é essencial que o segurado verifique qual aposentadoria deseja solicitar, e isso pode ser feito de forma antecipada, justamente para que, caso precise complementar não tenha uma incidência tão grande de juros e correção monetária. 

Quanto antes pagar, melhor será! 

Isso também é possível programar e organizar através de um planejamento previdenciário. 

Lembrando que a base de cálculo é feita por 1 salário-mínimo vigente a época do pagamento. 


CONCLUSÃO

Os indicadores que constam no CNIS do INSS são ferramentas importantes, tanto para o segurado, para que consiga resolver as pendências (se houver alguma), quanto para os servidores que fazem as análises dos requerimentos. 

Isto porque, é possível evitar erros no momento da concessão dos benefícios e ainda consegue escapar de uma futura revisão. 

Ao manter esse indicador atualizado, o segurado garante a regularidade perante o INSS, acesso aos benefícios previdenciários e a redução de problemas futuros. 

Conte sempre com o apoio de profissionais especializados para garantir o sucesso do seu requerimento. 


Até a próxima! 

Continue nos acompanhando que vamos trazer muitas informações sempre atualizada aqui! 


Comente aqui se essa matéria te ajudou e quais assuntos você gostaria de ver por aqui!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.