18 Feb
18Feb

Você leu certo: mudança na contratação de servidores: o que isso pode significar para o futuro do Serviço Público. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) em 06/11/2024, tomou uma decisão que pode transformar a forma como novos servidores públicos serão contratados. Agora, há a possibilidade (com fundamento legal) para que eles ingressem pelo regime da CLT, sem a estabilidade tradicional do regime estatutário. Essa mudança, que já estava prevista na Emenda Constitucional nº 19/1998, e agora finalmente ganhou validação.

Mas afinal, o que muda em termos práticos?

1. Quem já está no serviço público mantém seus direitos e regime inalterados, sendo aplicada a nova regra apenas aos servidores novos. 

2. A seleção através de mérito ainda é uma exigência para ingressar no setor público, ou seja, a admissão continua sendo realizada através do concurso público. 

3. Para esta mudança se tornar uma realidade, os poderes (União, estados, municípios) devem aprovar normas específicas, trazendo uma regulamentação necessária.

Essa decisão traz maior flexibilidade na gestão de pessoal, permitindo novas formas de contratação no serviço público (o que para alguns concursos já existe! Sempre leia o edital). No entanto, para os futuros servidores, pode representar um impacto muito significativo, como a perda da estabilidade – um direito historicamente visto como uma proteção contra interferências políticas e pressões externas.

Se você pretende ingressar no serviço público, é importante estar atento às próximas regulamentações e entender de que forma isso pode impactar seu futuro. 


Até a próxima! 

Continue nos acompanhando que vamos trazer muitas informações sempre atualizada aqui! 

Comente aqui se essa matéria te ajudou e quais assuntos você gostaria de ver por aqui!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.