20 Jul
20Jul

INTRODUÇÃO

Entender os diferentes tipos de segurados é fundamental para você conhecer quais são as principais características de cada segurado da Previdência Social, e também para identificar em qual deles você se encaixa.

Vamos lá!


EMPREGADO

O segurado empregado é aquele que trabalha com vínculo empregatício, ou seja, possui carteira de trabalho (CTPS) assinada e tem seus recolhimentos previdenciários descontados diretamente do salário. 

É o tipo de segurado mais comum e tem direito a diversos benefícios, como aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença e salário-maternidade.


EMPREGADO DOMÉSTICO

Esse tipo de segurado é aquele que trabalha em residências, prestando serviços como empregado doméstico. 

Também possui direito aos benefícios previdenciários, desde que esteja devidamente cadastrado no sistema do INSS.


CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

O segurado contribuinte individual é aquele que trabalha de forma autônoma, sem vínculo empregatício. 

São profissionais liberais, empresários, antigamente chamados de autônomos, entre outros. 

Esses são responsáveis por recolher as suas próprias contribuições previdenciárias e têm direito aos mesmos benefícios dos segurados empregados.


FACULTATIVO

O segurado facultativo é aquele que não exerce atividade remunerada, mas que deseja contribuir para a Previdência Social de forma voluntária. 

São, por exemplo, estudantes, donas de casa, desempregados, entre outros. Também têm direito a benefícios, desde que mantenham suas contribuições sempre em dia.


SEGURADO ESPECIAL

Esse tipo de segurado é destinado aos trabalhadores rurais, como agricultores familiares e pescadores artesanais, que exercem atividades em regime de economia familiar. 

Eles possuem condições específicas para acesso aos benefícios previdenciários.


AVULSO

É o segurado que presta serviço a diversas empresas, sem qualquer vínculo empregatício. 

Podem ser serviços de natureza urbana ou rural, desde que exista a intermediação obrigatória do órgão gestor de mão de obra (OGMO).


CONCLUSÃO

Conhecer os diferentes tipos de segurado do INSS é o primeiro passo como forma de se proteger no futuro, garantindo seus direitos previdenciários.


Independentemente da categoria em que você se encaixa, é importante estar em dia com suas contribuições e buscar o suporte de um advogado especializado para entender melhor seus direitos e deveres. 


Até a próxima! 


Continue nos acompanhando que vamos trazer muitas informações sempre atualizada aqui! 


Comente aqui se essa matéria te ajudou e quais assuntos você gostaria de ver por aqui!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.